Lucianópolis, Página Inicial Galeria de Fotos Webmail Intranet



I Encontro Nacional da ABRAPAS- 2017 Enviar por e-mail Imprimir esta notícia Receber por RSS
20/09/2017 15:47:39



“Trabalho Social com Famílias nas diferentes proteções do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sob a perspectiva da Psicologia”
A Prefeitura Municipal de Lucianópolis incentivando sempre a educação continuada de seus funcionários, visando atender melhor a população, possibilitou que a Assistência Social deste município fosse representada no I Encontro Nacional da ABRAPAS cujo tema foi: “Trabalho Social com Famílias nas diferentes proteções do SUAS, sob a perspectiva da Psicologia”. O evento foi realizado no Instituto de Psicologia da USP em São Paulo, do dia 11 a 13 de Setembro, na qual esteve presente a Técnica do CRAS Raquel S. G. Magalhães.
A Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social (ABRAPAS) visa congregar psicólogos que se interessam pelo fortalecimento da Psicologia na Assistência Social no Brasil e promover intercâmbio de trabalhadores, usuários, estudantes, conselheiros de direito e instituições que se interessam pelo desenvolvimento da Psicologia na Assistência Social no Brasil.
A Política de Assistência Social vem implementando mudanças no cenário social, além de estar abrindo discussões importantes sobre a forma como a sociedade brasileira funciona, observando desde a distribuição de renda até a marginalização de comunidades humanas. Propõe cada vez mais discussões, no âmbito do que entendemos como desigualdade, observando as políticas sociais existentes, seus eventuais aperfeiçoamentos e extensão, de forma a alcançar a justiça social e efetivação dos direitos.
Ter direitos nos capacita a “manter-nos como seres humanos”, a olhar os outros nos olhos e nos sentir, de uma maneira fundamental, iguais a qualquer um. Considerar-se portador de direitos não é ter orgulho indevido, mas justificado, é ter aquele autorrespeito mínimo, necessário para ser digno da estima dos outros. De fato, o respeito por pessoas [...] pode ser simplesmente o respeito por seus direitos, de modo que não pode haver um sem outro. ( Feinberg apud Honneth, 2003, p. 197).
No trabalho social com famílias, o conhecimento prévio de cada indivíduo adquiridos em suas vivências cotidianas, trajetórias e escolhas são saberes necessários, mas se complementam nos conhecimentos profissionais, postos à disposição do encontro entre seres humanos, para que não fiquemos somente no que as pessoas trazem, sem alargar horizontes e reflexões sobre o real.
Redescobrir a dimensão política é redescobrir o encontro da profissão em oposição ao desencanto. É articular realismo com utopia. É ver que o conhecimento e o trabalho podem ser uma alegria. E que a luta tem momentos de êxtase. A dimensão política nos revela que construir uma nova civilização é um fascinante aventura através do qual nós descobrimos o movimento consciente e nos redescobrimos como sujeitos. (Joaquim Barata Teixeira- UFPA).
É importante ressaltar a magnitude deste encontro no qual proporcionou ao coletivo de trabalhadores do SUAS momentos críticos reflexivos acerca da atual conjuntura, que vem sofrendo significativos retrocessos no campo dos direitos socioassistenciais, alcançados pela Política de Assistência Social desde 2004.
A Prefeitura Municipal de Lucianópolis, apoia a participação de seus funcionários em encontros como este, visando oferecer um trabalho com qualidade para nossos munícipes.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Município de Lucianópolis - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.

» AO VIVO - As principais notícias da sua cidade
» 16/10/17 - AÇÃO COMUNITÁRIA – DIA DAS CRIANÇAS
» 28/09/17 - Atleta de Lucianópolis se classifica para o Campeonato Brasileiro de Atletismo
» 20/09/17 - I Encontro Nacional da ABRAPAS- 2017
» 20/09/17 - LUCIANÓPOLIS PARTICIPA DO ENCONAE 2017
» 20/09/17 - Comemoração ao Dia da Árvore: Ação de Educação Ambiental a respeito da Biodiversidade com foco na preservação e na importância das árvores


 Busca no site:
 
 
» Consulta Finanças
» Documentos
» Folha Pagamento
» Legislação Municipal
» Cardápio Escolar
» Contas Públicas
» Departamentos
» Diárias/Adiantamentos
» Saúde / Horários
» Funcionário Público
» Serviços Web
Cadastre-se e receba boletins informativos por e-mail. Clique aqui para se cadastrar.
Qual sua opinião sobre as Festividades
Excelente
Ótima
Boa
Regular
Pode Melhorar

Veja o resultado